sábado, 6 de fevereiro de 2010

JÓ E SEU SOFRIMENTO - O EXEMPLO DE HUMILDADE

A virtude e riqueza de Jó
JÓ CAP. 1

1 - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. 2 - Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 - Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.

4 - Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. 5 - Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração.

Assim o fazia Jó continuamente. 6 - Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. 7 - Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. 8 - Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.

9 - Então, respondeu Satanás ao Senhor: Porventura, Jó debalde teme a Deus? 10 - Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. 11 - Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12 - Disse o Senhor a Satanás:

Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. As aflições e a paciência de Jô 13 - Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, 14 - que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

15 - de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 16 - Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.

17 - Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 18 - Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,

19 - eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova. 20 - Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; 21 - e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! 22 -Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.


0 SOFRIMENTO DE JÓ
JÓ: CAP. 2

1 - Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. 2 - Então, o Senhor disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. 3 - Perguntou o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.

Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. 4 - Então, Satanás respondeu ao Senhor: Pede por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 5 - Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. 6 - Disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. 7 -

Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. 8 - Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. 9 - Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. 10 - Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

11 - Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo. 12 - Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça. 13 - Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.

O PERIGO DA MULHER PROSTITUTA E ADÚLTERA
PROV. 7:8-23

8 que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, 9 - à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas.
10 Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração.

11 É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa;
12 ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos.
13 Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz:
14 Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos.
15 Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei.
16 Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores;

17 já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo.
18 Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores.
19 Porque o meu marido não está em casa, saiu de viagem para longe.
20 Levou consigo um saquitel de dinheiro; só por volta da lua cheia ele tornará para casa.

21 Seduziu-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou.
22 E ele num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro; como o cervo que corre para a rede, 23 até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida. PROV. 7:8-23 31-Pois este, quando encontrado, pagará sete vezes tanto; entregará todos os bens de sua casa 31-Pois este, quando encontrado, pagará sete vezes tanto; entregará todos os bens de sua casa.

PROV. 06:30-35 32 - O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa. 33 - Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se apagará. 34 - Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança. 35 –Não se contentará com o resgate, nem aceitará presentes, ainda que sejam muitos. - PROV. 06:30-35 30-Não é certo que se despreza o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome?

31-Pois este, quando encontrado, pagará sete vezes tanto; entregará todos os bens de sua casa. PROV. 06:30-35 32- O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa. 33-Achará açoites e infâmia, e o seu opróbrio nunca se apagará. 34- Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança. 35-Não se contentará com o resgate, nem aceitará presentes, ainda que sejam muitos. PROV. 06:30-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário