terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

AMAR, SERVIR, O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA

O AMOR NUNCA FALHA

12 - A TRÊS VIRTUDES DO CRISTÃO SÃO: FÉ - ESPERANÇA E CARIDADE (AMOR); MAS, A MAIOR DELAS É A CARIDADE (AMOR)- I COR. 12,12

Existe um ditado popular que diz: A UNIÃO FAZ A FORÇA. Nós, os cristãos, temos um pouco a trabalhar neste sentido - manter a UNIDADE do CORPO - A IGREJA. O próprio Senhor Jesus orou assim: - " Pai que eles SEJAM UM ... como nós."

Em João 13:34-35, Jesus não estava a dar uma sugestão aos seus discípulos, mas uma ordem. João 13:34-35 - "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns outros."

Este é o maior mandamento, que Deus nos deu e suplanta todos os outros. Se você amar uma pessoa não lhe vai querer mal, mas só o seu bem. Jesus ensinou que ao amarmo-nos uns aos outros, o mundo passa a ver que somos seguidores de Cristo.

O Poder de Deus só será manifesto onde e quando você Andar em Amor. E isto, é um modo de viver, no qual Deus, tem prazer completo.
Muitos cristãos são derrotados na vida, porque não sabem Andar em Amor. Hoje em dia, as pessoas chamam Amor, a qualquer sentimento mais forte do que o normal. Na verdade o Perfeito Amor é o Amor do
Tipo de Deus.

No início da Igreja Primitiva - no tempo dos apóstolos - verificamos que um dos motivos porque ela crescia, era precisamente por causa da união,da comunhão saudável que existia entre os irmãos. Lemos em Actos 2:46, 47, que enquanto a Igreja estava unida e fazendo a Palavra de Deus, o mundo ao seu redor, muito a admirava:

E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.

No Salmo 133, também podemos ver que Deus coloca a sua benção na união entre os irmãos.Um dia, Deus falou-me que fé nunca funciona se não for misturado com amor. O mesmo acontece com um automóvel. Pode ser uma "bomba" de um carro; novinho em folha ... mas, se lhe faltar o combustível ... não o pode levar a parte nenhuma.


Fé é a mesma coisa. Fé é uma força que traz a si, tudo o que Jesus lhe promete. Fé é um escravo seu, que trabalha para si quando você aprende a funcionar com ele. É muito importante que você saiba por exemplo que exercitar a Fé sem praticar o amor, não funciona! Podemos então dizer que o AMOR é necessário à Fé, assim como a gasolina (combustível) ao automóvel.

Neste breve estudo veremos: que existem Diferentes Formas de Amar; Amar é Perdoar; Amar é Não se Envolver em Contendas, Guerrinhas, Discussõs; Amar é Não Julgar; Amar é Encobrir a Transgressão dos outros; Amar Falar Bem das Outras Pessoas; Amar é Manter a Unidade do Corpo.

Existem três tipos de amor:

1- AMOR ÀGAPE
2- AMOR FILEO
3- AMOR EROS

Estes tipos de amor são bons no seu respectivo lugar, mas existe um tipo de amor que é o mais alto de todos - o amor que transforma problemas em vitórias - o amor Agape , que é o amor do mais alto grau que exite. Sabe que DEUS venceu o diabo, não com luta física, à espada. Se Jesus quisesse soprava no diabo e ele desaparecia. No entanto Jesus venceu o diabo, amando o mundo. Jesus venceu com com a arma do amor.

O Amor é a maior força que existe no mundo. O Amor é mais poderoso que o ódio, vingança, etc... Se você quiser vingar-se em alguém ande em amor com essa pessoa e de certeza você vai vencer. Este modo de agir é bem diferente do que estamos habituados a pensar e vêr, mas a maneira de Deus agir. Se nós quisermos ter uma vida de sucesso é assim que devemos fazer também.
_____________________________________________________________________________________

AMOR AGAPÉ

O AGAPÉ, é o amor de Deus. É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se tu me amares também.
Não! O amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal.

Este amor diz: Eu amo aquela pessoa de qualquer geito, tal e qual como ela é. Eu amo aquela pessoa quer ela me tenha feito bem ou não quer ela me venha a fazer bem ou não. É um amor que não é baseado nos sentimetos, nem em interesses pessoais. Veja que Jesus o amou a si, mesmo sem você O amar.

Nós faziamos coisas desagradáveis aos seus olhos, porém, ele continuou a amar-nos esperando que um dia, nos reconciliassemos com Ele, e fizessemos a Sua Vontade. O Amor Agapé considera uma pessoa valiosa e preciosa independente-mente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.

Conta-se de uma história que se passou durante a segunda Guerra Mundial. Aconteceu num Campo de Concentração "Nazi", que um prisioneiro fugiu. Quando as autoridades descobriram, forçaram os companheiros da cela a confessarem como ele tinha fugido. Mas, como ninguém ousava falar, então o oficial mandou fuzilar metade daqueles prisioneiros.

A lista foi feita, e entre os condenados estava um homem, que costumava maltratar os cristãos que estavam com ele na mesma cela. No dia seguinte, levaram todos os prisioneiros a assitir. Exclamou o oficial: "Assim acontecerá, a todos aqueles que tentarem fugir deste Campo...".

Quando um destes cristãos que estava na mesma cela, o interrompeu dizendo: "Eu não fui condenado, mas se me é permitido, eu tomo o lugar daquele homem que sempre me criticou por eu ser crente ...".
Assim aconteceu há 2.000 anos atrás. Jesus não era condenado, nem tão pouco prisioneiro. Ele era livre, mas nós estavamos condenados.

Ele tomou sobre si a nossa condenação e deu-nos a sua liberdade. Ele morreu em nosso lugar, desceu ao inferno no nosso lugar. Mas, ao ressuscitar Ele venceu o nosso opressor (o diabo). Hoje, todo aquele que recebe Jesus passa da condenação para a liberdade, da morte para a vida. Este é o Tipo de Amor de Deus.

I Coríntios 13:1-7 - O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tão pouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e difícilmente notará o mal que outros lhe fazem.

Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.

(Bíblia Viva)
AMOR FILEO
(O Amor Humano)
______________________________________________________________________________________
A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas dizem: Eu amo-te se me deres um bom salário; Eu amo-te se me fizeres ... bons e grandes favores ...As pessoas amam-se umas as outras de acordo com os favores que recebem dos outros. Por vezes dizem assim: "se alguém me fizer bem, eu gosto dele, se não não gosto dele"; sou simpático para quem for simpático primeiro para mim ..."

ALGUNS EXEMPLOS deste tipo de Amor

Mães - Segundo a opinião de muitos, o amor de mãe é o amor mais puro. No entanto, pode antes ser um amor bastante egoísta! As mães protegem e decidem de tal modo a vida dos seus filhos, que mesmo que eles atinjam a maioridade continuam a ser os bebés da mãe quer tenham 5 meses, 5 anos ou 50 anos.

Uma vez uma senhora pediu-me: " Pastor, ore pelo meu bebé, coitado! ". Logo pensei num bebé de colo! Quando ela trouxe o dito bebé, ele tinha só 27 anos ... Famílias - Existe um amor mais profundo, mais compreensivo, que o amor normal, superficial que outras pessoas experimentam.

Entre casais, verificamos o seguinte: enquanto namoravam o coração deles batia, batia ... Depois casam: o coração ainda bate um bocado até que se habituam à ideia e deixa de bater. Passados uns anos, se as meias estiverem fora do sítio ou o arroz queimado, parece que o amor voou, fugiu naquele dia.

O marido já não trata a sua esposa com muitos beijinhos; a esposa já não parece muito contente. Muitas esposas quando est¦o zangadas com o marido d¦o-lhe o tratamento do silêncio. O marido pergunta-lhe qualquer coisa, fala com ela, e ela ... nada ... fica calada (amuada). Este tipo de amor chama-se FILEU.
_______________________________________________________________________________________
AMOR EROS

Está relacionado com a parte sensual e sexual.
Hoje em dia, quando se fala de amor, logo se pensa em sexo. Isto se deve ao facto de, nos últimos anos, os filmes retratarem o sexo como " fazer amor " Bem, não há mal nenhum no sexo. Deus o criou para ser usado no contexto honesto o casamento Querido leitor, se você já conhece Jesus como seu melhor amigo, decerto que o quer agradar cada vez mais e melhor, seguindo os seus ensinamentos.

Sabendo isso, quero mostrar-vos algumas áreasda nossa vida, em que cada um de nós tem sempre oportunidade de corrigir pela Palavra de Deus.
____________________________________________________________________________________

AMAR É PERDOAR

Mateus 18:21-22 - Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta veze sete. Há pessoas que dizem que é difícil perdoar. No entanto, creio que esta afirmação surge porque muita gente não sabe ao certo o que é perdoar.

Neste ensinamento de Jesus aprendemos que devemos perdoar setenta vezes sete. mas, então, o que é perdoar? Perdoar não é um sentimen-to. Perdoar não é esquecer tudo, ou melhor, não é ter uma amenésia! Perdoar é uma decisão. O que sente não interessa, porque a decisão de perdoar está no seu coração e você está livre.

Você pode perdoar e continuar a sentir-se incomodado, aborrecido com a pessoa, mas pela Palavra de Deus, podemos ver que perdoar é fácil: não é um sentimento, é uma decisão. Há pessoas que se recusaram a perdoar a outros e acabaram doentes ou paralisadas, sem que nada funcionasse na sua vida.

Muitas doenças estão relacionadas com a falta de perdão. Você tem que perdoar ao seu vizinho, ao colega, ao patrão, seja a quem fôr. Senão é você que vai ficar mal na vida, pois Deus também não lhe perdoará as suas ofensas. Em Mateus 18:33-35, Jesus disse que se nós não perdoarmos do coração, cada um ao seu irmão, as suas ofensas,

Deus também não nos perdoaria as nossas ofenças e até nos deixaria nas mãos dos atormentadores que são demônios. Deus perdoou-nos as nossas maiores ofensas e nos deu salvação. Nós não temos o direito de não perdoar aos outros.

Você também pode ter que acordar cedo para ir trabalhar e não lhe apetecer, mas você sabe que tem que ir, por isso, levanta-se não porque lhe apeteça, mas porque é uma obrigação. Quando tiver que perdoar alguém faça-o quer sinta ou não. Diga a Deus:
- Oh Deus, eu perdôo aquela pessoa que me magoou e partir de agora não guardo nada no meu coração contra ela.

Mesmo que no dia seguinte você se sinta ainda magoado, o que interessa é a sua decisão feita na véspera e a pessoa está perdoada e o seu coração está limpo. Se a outra pessoa não quiser perdoar o problema é dela, já não é seu. A Bíblia conta-nos em Mateus 18:21-35, que um certo homem devia muito dinheiro ao rei, e quando foram fazer contas, o rei teve misericórdia, e perdoou-lhe toda a dívida.

Quando este homem saíu da presença do rei, foi ter com aqueles que lhe deviam pequenas quantias, e como não lhe podiam pagar, lançou-os na prisão. Quando o rei soube disto entregou este homem aos carrascos, confiscou todos os seus bens, e toda a sua família foi vendida como escravos, até que pagasse toda a dívida.

Mateus 18:34-35 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um, a seu irmão, as ofensas.

Algumas pessoas dizem: Eu perdôo, mas não posso esquecer. Mas, quando Deus lhe perdoa alguma falta, você fica como se nunca tivesse pecado. Ele não se lembra mais disso. Nós também temos que fazer o mesmo, i.é., perdoar e esquecer o mal que nos fizeram; é apagar de coração as ofensas cometidas contra si.

A razão de algumas pessoas sofrerem de artrite, úlceras no estômago e até esgotamentos cerebrais, noites sem dormir, etc, é porque elas se recusam a perdoar. E porque não perdoam, Deus também não lhes pode perdoar; por conseguinte, sofrem as maldições que o diabo lhes quiser pôr.

Se alguém o ofender perdoe-lhe nesse mesmo instante, não deixe passar um dia sem perdoar. Porquê? Porque está a dar lugar ao diabo, que virá a si com pensamentos errados acerca dessa pessoa. E à medida que o tempo passa, rancor começa brotar do seu coração e a sua comunhão com Deus fica cortada.

Quando Jesus ensinou que nos devemos perdoar 70 vezes 7, estava a dizer que, se fôr necessário devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é perdoar sempre sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também.
___________________________________________________________________________________

AMAR É NÃO SE ENVOLVER
EM CONTENDAS, DISCUSSÕES E GUERRINHAS

Tiago 3:16 - Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa. Nisto não opera a justiça de Deus. Toda a obra satânica existe, no meio destas coisas. Há pessoas que perderam a cura e outras bençãos por se envolverem em discussões e contendas.

Como vê, a Bíblia ensina que onde há inveja e espírito faccioso - DISCUSSÕES, GUERRINHAS, CONTENDAS, etc - aí há toda a obra satânica. Se alguém estiver envolvido nestas coisas tem as portas da sua vida abertas ao diabo, que ao entrar o rouba, e causa o mal que ele quiser.

Discussões, Guerrinhas e Contendas, são a causa de algumas Igrejas sofrerem tais problemas, que chegam a fechar; são a causa de muitas famílias se desfazerem, muitos casamentos acabarem em divórcios, muitos filhos se desviarem por maus caminhos; muitos empregados serem mal remunerados, etc, etc.

II Timóteo 2:24-26 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhe dará entendimento, para conhe-cerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele, estão presos.

Como se vê nesta passagem, as pessoas envolvidas em Contendas, estão amarradas por laços do diabo, que faz com elas o que ele (diabo) quer. O meu conselho é: nunca se envolva em Contendas. E, se alguém o provocar, AFASTE-SE ou NÃO RESPONDA. Uma Discussão, precisa sempre, pelo menos de duas pessoas. Se você não participar, já não há discussão.

_____________________________________________________________________________________

AMAR É... NÃO MANIPULAR, NÃO APONTAR DEDOS, NÃO FALAR VAIDADE

Isaías 58:9 - Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade. Aqui, em Isaías 58:9, Deus diz que só irá responder às orações do povo se ele:

a) "TIRAR O JUGO DO MEIO DE SI" - parar de manipular outras pessoas, usando-se de influências, dinheiro, sexo, etc.
Deus não manipula ninguém. Só recebe Jesus quem quer, só segue os caminhos de Deus quem quer. Se Deus não manipula, logo, ninguém tem o direito de o fazer.

b) "DEIXAR O ESTENDER DO DEDO", é não apontar os defeitos das outras pessoas.
Ex.: "Ah, tu sabes que o Francisco fez isto ..." As pessoas têm uma tendência para ver o mal dos outros, mas não se lembram que todos nós falhamos.

Mateus 7:1-5 - " Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque, com o juízo com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que tiverdes medido, vos hão-de medir a vós E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás ao teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu? Hiprócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."Se alguém apontar dedos aos defeitos de alguém, Jesus chama-o de HIPÓCRITA.

c) "DEIXAR DE FALAR VAIDADE", é deixar de se vangloriar, intitulando-se de "o maior", "o melhor", "a pessoa perfeita", etc.
Ex.: "Ah, eu é que percebo disto, não aquele, não há ninguém melhor que eu nestas coisas ...".

O amor é também encobrir a transgressão dos outros; Amar é Falar Palavras de Edificação com respeito às outras pessoas; Amar é Discernir o Corpo de Cristo, é guardar a unidade do Corpo de Cristo.
Andar em amor é a porta para um bom relaciona-mento com Deus, para que as suas bençãos fluam contínuamente sobre nós. Decida desde já andar em amor, custe o que custar.
_____________________________________________________________________________________

AMAR É ENCOBRIR A TRANGRESSÃO DOS OUTROS

Provérbios 17:9 - "O que encobre a trangressão busca a amizade ..."
Em Gênesis 9:20-26, a Bíblia conta-nos que Noé despiu-se na sua tenda, embriagado, e que um dos seus filhos o viu, e contou a todos que o seu pai estava despido na sua tenda. Quando os outros filhos souberam, foram, sem olhar para ele, com a cara virada para trás, e taparam a nudez de seu pai.

Algumas pessoas descobrem as transgressões dos outros para que as suas próprias transgressões não sejam notadas. Mas, é cobrindo as falhas dos outros, que Deus vai cobrir também as nossas.

______________________________________________________________________________________
AMAR E FALAR PALAVRAS DE EDIFICAÇÃO COM RESPEITO ÀS OUTRAS PESSOAS

Efésios 4:29 - "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que fôr boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem". Esteja sempre de acordo com Deus; olhe para as outras pessoas com Deus olha; fale das outras pessoas o que Deus fala. Encubra a transgressão, fale palavras de edificação com respeito às outras pessoas.

Filipenses 4:8 - "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai".

Todos juntos, somos como um corpo. Se você falar mal do seu irmão, está a falar mal de si mesmo." Antes de atirar barro, à casa do seu vizinho, lembre-se que vai sujar as suas mãos ". Quando alguém fala mal de outra pessoa, esse mal, contamina-o primeiro a ele.
Mateus 15:11 - "

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem ". Se deixar o Amor de Deus controlar as suas emoções e todo o seu ser, então clamará e Deus lhe responderá sempre. Andar em amor, é a porta para um bom relacionamento com Deus, e para o poder de Deus na sua vida.
___________________________________________________________________________________

FAÇA O PROPÓSITO DE ANDAR SEMPRE EM AMOR.

Já preguei em muitas Igrejas, e achei curioso que em certas Igrejas as senhoras não podem usar brincos, nem podem cortar o cabelo ou pintar-se, caso contràrio são severamente criticadas. Mas nessas Igrejas se toma café, e não se opôem a que os irmãos bebam um pouco de vinho às refeições

Curiosamente noutros países e noutras Igrejas, eles condenam o tomar café e o beber qualquer tipo de bebida que tenha álcool. No entanto usa as roupas que quizerem, e não se opõem a que as senhoras se pintem. Sinceramente eu penso que não temos nada que nos intrometer com o modo de vestir das pessoas, desde que se vistam com decência.

Isto tem muito com andar em amor porque quando alguém começa a apontar dedos, a criticar o modo de alguem se vestir, se usas brincos ou não etc , etc, já se está a saír do amor agape. A minha opinião é que, desde que as pessoas não sirvam de escândalo, se deve deixar cada pessoa ser como ela é. É esse o Amor Agape .

Deus fez as criaturas de modos diferentes. Deus fêz os povos com cores diferentes, com tipos de cabelo diferentes, com olhos de cores diferentes, com costumes diferentes e com modos de alimentação diferentes. Nós só temos que deixar os outros serem como eles são, e amá-los do geito como eles estão Mat.7:1a5 - Não julgueis,para que não sejais julgados. Porque,com o,juízo com que julgardes,sereis julgados,e com a medida com que tiverdes medido,vos hão-de medir a vós

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão,e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás ao teu irmão:Deixa-me tirar o argueiro do teu olho;estando uma trave no teu?.
Hoje podíamos ler assim: " Porque reparas tu no brinco do teu irmão e não reparas nos teus próprios defeitos? "

O que nós temos a ver com a maneira de vestir do outro, com a maneira de ele usar o cabelo, etc.? Nós só temos que deixar os outros serem como eles são e amá-los do geito como eles estão. Temos que andar em amor. Há sempre a tendência para acharmos que estamos certos, e que os outros estão errados.

Mas os outros também podem pensar o mesmo acerca de nós, acerca dos nossos costumes. E é aqui que muito cristão é derrotado, fazendo comentários e críticas em relação aos outros. Devemos fazer com Jesus, que nunca olha para os nossos defeitos mas para as nossas virtudes.

Ele olha para si e começa a pensar o que é que você será daqui a uns tempos, quando você estiver mais perfeito.É assim que devemos pensar das outras pessoas também. Quando estivemos no Brasil, na Escola Bíblica do Betel, apareceu um homem completamente bêbado num dia em que eu estava a pregar (e como ali é uma Escola não se faz apelo à Salvação),ele chegou, mal-cheiroso e a primeira impressão humana que tive, foi pensar "Que vergonha".

Á primeira reacção foi de mandá-lo embora, mas Deus lembrou-me o Seu Amor (Amor de Deus) e que havia qualquer motivo para o homem ali estar. Então tive paciência com o homem, não olhei para o seu estado, mas olhei para aquilo que Jesus queria fazer por ele e perguntei-lhe:

" O quê que está aqui a fazer?"
E ele espondeu:
" Estou muito bêbado."
Ao menos era honesto, pensei...
-" Mas o quê que está cá a fazer?"
-" Bem, eu quero ajuda...

Glória a Deus, ele foi ao sítio certo! Se você vir alguém de modo que você não compreenda, Glória a Deus, que ele veio para Jesus o endireitar. ALELUIA! Áquele homem bêbado, expliquei-lhe o que é a salvação. Ele recebeu Jesus e logo a seguir até os olhos dele já brilhavam. Ficou sóbrio. Jesus tirou-lhe aquilo tudo.

A lição a tirar daqui é que não podemos olhar para aparência da pessoa; o que elas andam a fazer, só temos que olhar para elas com os olhos de Jeus e pensar:" olha que o homem maravilhoso que ele vai ser depois de entregar a vida a Jesus."
II Reis 6:11-14:

"Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, e chamou os seus servos, e lhes disse:Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos seus servos:Não ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir.

E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotan. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade".

Quando você segue a Jesus e leva a Bíblia a sério, o diabo e as pessoas começam a ter medo de si.
Havia um pregador em Inglaterra que começou a orar pelo governo e a fé dele era de tal modo desenvolvida, que o governo já tinha medo das orações deste homem.

Foi como aconteceu com Eliseu e o rei Sírio. O rei enviou todo o exército para matar um só homem. Ele tinha medo deste homem de Deus com fé. Por isso quando o diabo o atacar, e tudo parece pior, você ria-se do diabo e diga-lhe:"Se Deus é comigo ninguém pode ser contra mim".

Há tempos o diabo veio à minha cabeça e até me trouxe sonhos esquisitos, e fazia-me lembrar de fracassos antigos. Ao fim de 3 dias percebi que era o diabo a ver se me aborrecia ou enfraquecia a minha fé, querendo que eu olhasse para os fracassos passados.

Mas Deus me disse para eu lembrar ao diabo os sucessos que eu tinha tido contra ele, as vitórias que eu tinha ganho depois que eu entreguei a minha vida a Jesus. Nesta história de reis o exército Sírio cercou a cidade onde o homem de Deus estava e o empregado de Eliseu, o Geazi, quando saíu de manhã cedo viu esse exército todo e temeu, porque a casa estava cercada (v.15).

Mas Eliseu sabia que o exército de Jesus, os anjos de Deus, os cavalos de fogo de Deus são mais numerosos e poderosos que o exército carnal aqui na terra (v.16). O homem de Deus fez uma oração a Deus (v.18) e Deus o protegeu. Mas quando eles chegaram ao Rei, este pensou destruí-los, pois os sírios sempre tentaram destruir o povo de Deus, ainda hoje ele quis matá-los (v.21). Mas v.22;23 - eles em vez de matarem o inimigo, tratou-o bem.

É o mesmo que você no seu emprego: pagar um bom jantar a um colega que o tentou prejudicar. É esquisito não é? É diferente. Mat. 5:41-44 "E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo; Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem". Antes da Igreja começar, Deus visitou-me, falou-me quase audívelmente e disse-me 3 vezes: "Queres mesmo ter uma igreja grande, próspera, como me tens pedido?

Então anda em amor"...

E eu julgava que já andava em amor e numa fracção de segundos Deus mostrou-me como é que Ele via as asneiras que eu fazia, não para me condenar, mas para eu perceber que estava longe de andar em amor. Deus falou-me duma maneira incrível, e isso ficou gravado no coração e com esta história do Eliseu, Deus me disse:

" O segredo do Eliseu ter tantos milagres na vida dele e ter a protecção incrível que Eu lhe dei, de Eu fazer grandes sinais e maravilhas pelas mãos do Eliseu, o segredo era andar em amor para com os seus inimigos. Então Eu pude dar ao Eliseu as minhas armas."
Deus disse-me:

" Mas se Eu te der a minha arma o meu poder e tu começares a dar tiros aos teus irmãos a destruir os meus filhos, Eu vou ter que te tirar a arma outra vez." Muito cristão quer ter o poder de Deus, mas Deus não lhe pode dar já essa espingarda, como um pai não pode dar uma caçadeira a um miúdo de 5 anos, para ele não atirar às galinhas ou ao vizinho, pois ele não tem responsabilidade.

Há poder nas suas palavras!

Se Deus desse todo o poder que Ele tem para si, você falava uma palavra e isso acontecia instântaneamente, mas quando a conduzir o seu automóvel, alguém fizesse uma manobra que você não gostasse, você falava e podia matar o homem.Por isso, Deus só vai dar mais e mais do Seu poder (a sua fé só vai operar mais e mais), quanto mais você andar em amor. Só assim Deus poderá confiar as armas poderosas que Ele tem.

Algumas pessoas cristãs, olham para mim e dizem que tudo o que eu falo acontece, mas não sabem o que é que eu tenho que fazer: TENHO QUE ANDAR EM AMOR. Há pessoas que vêem à nossa igreja e têm uma chamada de Deus e são ou de uma outra igreja ou da nossa, e essas pessoas estão impacientes e já acham que deviam estar aqui ou ali, achando uma injustiça o Pastor não as ter posto numa posição mais proeminente, porque você já sabe tudo.
_____________________________________________________________________________________

Deus diz que a promoção é de Deus.

Deus promove e não precisa de nenhum pastor para fazer isso. Só é preciso que você ande em amor; que deixe de falar mal de todo o mundo; deixe de pensar que todos estão errados e que você é que está certo.
Parábola do fariseu e do publicano: (Lucas 18:9)
"E disse, também, esta parábola, a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros".

Há pessoas a quem Deus quer ajudar, para você se corrigir e para que tenha o sucesso de Deus. Pessoas que não só no coração, mas também com a boca criticam os outros, a vida e o lar e as finanças dos outros. Assim você está a basear a justiça na sua justiça carnal, mas você deve basear é a justiça na justiça de Deus no sangue de Jesus.

Eu digo a Deus muitas vezes:
"Obrigado, Senhor, porque as tuas misericórdias são muito grandes".

Você quer apontar os dedos, os defeitos dos outros, mas Deus assim naõ o pode ajudar, mas se você não apontar o dedo a ninguém, isso é andar em amor, é o Amor Agape, que não são beijinhos, nem sentimentos.
O amor do tipo de Deus, não tem a ver com sentimentos, mas com determinadas maneiras de proceder na vida.
_____________________________________________________________________________________

O que é andar no amor do TIPO DE DEUS:

1 - Não apontar dedos. Não critique os outros, não julgue, deixa cada um ser como ele é. Se ele tem defeitos, ou está mal na vida, veja o lado positivo dessa pessoa e ore por ela. 2 - Não se envolva em contendas.
Tiago 3:16 - "Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa" (ou podíamos dizer que aí existe toda a obra satânica).

Andar em amor é você recusar-se a envolver-se em guerrinhas, discussões, contendas, desarmonias, porque assim você está a abrir a porta da sua vida para os demónios entrarem e fazerem o que quiserem. Sarcasmos, mexericos (Mat. 7:1 "Não julgueis, para que não sejais julgados"). Se quiser falar mal de alguém faça como Jesus, que lavou os pés aos seus discípulos. Conheço casos de irmãos, que no momento que perdoaram a pessoa que os feriu, nesse mesmo momento foram curados instântaneamente e outros foi gradual.

Uma vez no Norte, uma senhora cristã, estava paralisada com artrite: ía de mal a pior, e ninguém sabia porquê. Quando eu ia orar por ela, Deus disse-me: Diz a ela para que perdoe e Eu a curarei instântaneamente até". Ela olhou para mim, muito espantada, quando eu lhe lhe disse que PERDOASSE.

Então a chorar decidiu perdoar todo o mal que lhe tinham feito.
E toda aquela paralisia parecia derreter-se à nossa frente...
Perdoar é uma decisão nobre e traz vitória para a sua vida. Aos casais eu digo-vos que, se perdoem mùtuamente e que mantenham o vosso amor limpo, um diante do outro.

A Bíblia diz, para não deixarmos que a noite se ponha sem nós perdoarmos. Senão acumula-se azedume e o maor esfria.O conselho de Jesus é perdoar e andar em amor, pois o amor é a coisa mais maravilhosa que existe. I Cor. 13:4-7 "A caridade (podemos substituir a palavra caridade por amor) é sofredora; é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade; não se ensoberbece;

Não se porta com indecência; não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
Você tem que pôr fé para viver isto, mas é quando você vai ter grandes vitórias.

Não há tempo para nos melindrarmos, nem nos enganarmos, porque o nosso tempo é apenas para ganhar as pessoas para Jesus. O amor difìcilmente notará o erro dos outros, esse é o amor de Deus.O amor sempre defende as pessoas que ama, mesmo quando pensa que a outra pessoa está errada. E digo-lhe que Deus sempre o defende mesmo quando você está errado.

Eu li na Bíblia grandes histórias de homens de Deus e Deus mostrou-me que todos eles também falharam (Moisés, David), cometeram adultério, mataram, dmas Deus é misericordioso e lhes perdoou. Deus olhou para eles defendendo-os, e não vendo os erros; isto não é para defender o pecado, porque Deus não dá esses caminhos, mas é para tirar a lição de que o Amor de Deus sempre o defenderá a si, mesmo você estando errado, se andar em sinceridade.
_____________________________________________________________________________________________
É assim que você deve ser para os seus irmãos.

Nós devemos defender os nossos irmãos; defendermo-nos uns aos outros e protegermos os defeitos dos nossos amados irmãos, mesmo quando vemos ou pensamos que estamos errados. Então, sim, teremos a protecção de Deus.Andar em amor é a força maior que existe. Deus não tem amor DEUS É AMOR. Deus tem fé, mas Deus não fé.

Fé move montanhas, cura paralíticos, dá vista aos cegos, ouvido aos surdos, faz com que o mar se aquiete, resolve os maiores problemas, mas Deus não é fé, Deus é Amor. Amor é a maior força de todas. Quando você começar a andar mais e mais em amor, você vai ter mais e mais vitórias. Chegará o ponto em que você não faz nada e tudo acontece, porque Jesus é consigo.

PRIMEIRA LEI
DEUS TE AMA, E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA.

O AMOR DE DEUS

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele cré não pereça, mas tenha a vida eterna"
(João 3:16).

O PLANO DE DEUS

Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (uma vida plena e com propósito) (João 10:10).

Por que é que a maioria das pessoas não conhecem essa "vida em abundância"?
________________________________________
2. SEGUNDA LEI

O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NÃO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA. O HOMEM É PECADOR

"Pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa da sua desobediência e rebelião, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus desfez-se. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO

"Porque o salário do pecado é a morte" (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23). Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa-os. Mas o homem sente que lhe falta algo, tem um vazio e está continuamente a procurar alcançar Deus e a vida abundante, através dos seus próprios esforços: vida recta, boa moral, filosofia, etc.

A Terceira Lei oferece-nos a única resposta para o problema da separação...
________________________________________
3. TERCEIRA LEI

JESUS CRISTO É A ÚNICA SALVAÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM. POR MEIO DELE VOCÊ PODE CONHECER O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.

ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

"Mas Deus prova o seu próprio amor para connosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
(I Coríntios 15:3,4).

ELE É O ÚNICO CAMINHO

Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).


Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar o seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar.

Não é suficiente conhecer estas três leis...
__________________________________________________________________________________

4. QUARTA LEI

PRECISAMOS RECEBER JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL. SÓ ENTÃO PODEREMOS CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA.


PRECISAMOS RECEBER CRISTO

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome" (João 1:12)

RECEBEMOS CRISTO PELA FÉ

"Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

RECEBEMOS CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL

Cristo afirma: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa" (Apocalipse 3:20)

Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com Deus, é deixar de confiar em nossos próprios esforços, creando que Cristo, ao entrar em nossos vidas faz de nos aquilo que Ele quer que sejamos.

Estes dois círculos representam dois tipos de vida: Qual dos dois círculos representa a sua vida? Qual deles desejaria que representasse sua vida?
Eu gostaria de explicar-lhe como pode receber Cristo.
__________________________________________________________________________________

VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO
(Orar é falar com Deus)

Deus conhece o seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que nas suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo:

"Senhor Jesus, eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida e recebo-te como meu Salvador e Senhor. Toma conta da minha vida. Agradeço-te porque perdoas os meus pecados e aceitas-me como sou. Desejo estar dentro do teu propósito para minha vida".

Esta oração expressa o desejo do seu coração?
Se assim for, faça-a agora mesmo e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.

Você fez esta oração agora?
74 - Amar os Inimigos

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. S. Mat. 5:43 e 44.
Durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, um homem chamado Wildman, de Efrata, Estado da Pensilvânia, adquiriu má reputação por ter agredido verbalmente o Pastor Peter Miller, da igreja de Dunker, na mesma cidade. Wildman alistou-se no exército.

Enquanto ainda estava prestando serviço, descobriu-se que ele era um espião. Foi julgado, condenado e sentenciado à forca. Miller ficou sabendo da sentença. Seu coração foi tocado. Caminhou 95 quilômetros até Filadélfia para interceder em favor de Wildman. Quando apresentou sua súplica perante o general George Washington, este respondeu:

- Lamento, mas não posso atender o pedido para poupar a vida de seu amigo.

- Mas, senhor, ele não é meu amigo - explicou Miller. - É meu pior inimigo.

- Quer dizer que o senhor caminhou 95 quilômetros para suplicar pela vida de seu inimigo? Isso coloca a questão sob um ângulo totalmente diferente. Vou deferir seu pedido.

Washington assinou o documento de perdão e entregou-o a Miller, que caminhou mais 25 quilômetros até onde Wildman se encontrava aguardando a execução. Quando Wildman viu que Miller se aproximava, comentou sarcasticamente com seus companheiros de sentença:

- Lá vem chegando o velho Peter. Veio para assistir ao meu enforcamento.

Nem bem Wildman havia acabado de dizer isso, quando Miller se enfiou pela multidão e entregou ao homem condenado o documento que o perdoava.

O que o Perdão Pode Fazer
Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. S. Luc. 23:34.
Wilfred T. Grenfell, famoso médico missionário, nasceu em 1865. Em 1892, ainda na faixa dos vinte anos, ele dedicou sua vida ao povo da costa oriental do Canadá, onde serviu ao seu Senhor até cinco anos antes de sua morte, em 1940.

Certa vez, quando lhe perguntaram o que o havia influenciado para que dedicasse a vida ao trabalho cristão humanitário naquela fria e agreste região do Labrador, aqui está a razão que ele deu: Certa noite, uma senhora foi levada para a sala de emergência do hospital onde ele trabalhava. Era evidente que não havia esperança de vida para ela.

Segundo o depoimento de testemunhas, o marido dela havia chegado bêbado em casa e, num ímpeto de ira, jogara contra ela um lampião aceso de querosene. Os vizinhos chamaram a polícia. O marido, que começava a ficar sóbrio, e um oficial foram até o leito onde ela se encontrava. O oficial curvou-se e perguntou àquela senhora exatamente o que havia ocorrido. A princípio ela recusou-se a dizer qualquer coisa, mas ele insistiu.

Por fim, ela simplesmente disse: "Senhor, foi apenas um acidente." E morreu pouco depois. Grenfell disse que se o amor podia perdoar uma agressão daquela magnitude, ele queria seguir o exemplo de Jesus e dedicar a vida ao ministério em favor dos outros. Será que o perdão daquela senhora exerceu um efeito semelhante sobre o marido? Não sei, mas vamos esperar que sim.

Perdoar aqueles que nos ofenderam, aqueles que sob um ponto de vista humano não merecem perdão, pode exercer um poderoso efeito para o bem. Quando Jesus perdoou aqueles que O crucificavam, causou uma impressão profunda em muitos dos responsáveis por Sua morte. Atos 6:7 diz que, subseqüentemente, "muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé".

Algo semelhante pode ter acontecido quando Estêvão perdoou aqueles que o apedrejaram até à morte (ver Atos 7:58-60). Não é improvável que a conversão de Saulo tenha brotado daquela experiência.

Quando você e eu fazemos como Jesus fez, e perdoamos espontaneamente aqueles que nos magoaram, o efeito sobre eles também pode ser o mesmo - mas não conte com isso. Afinal de contas, nosso objetivo na vida como cristãos é seguir o exemplo de Cristo, e não fazer com que os outros se sintam mal por ter-nos prejudicado.

O que o Perdão Pode Fazer por Você

Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Sal. 32:1 e 2.

Dois dias antes do Natal, Frank e Elizabeth Morris receberam um telefonema dizendo-lhes que seu filho único, Ted, de 18 anos de idade, havia sido ferido num grave acidente. A pessoa os instruía a procurar com urgência um grande hospital em Nashville, Estado do Tennessee. Quando chegaram ao hospital, um neurocirurgião lhes deu a triste notícia: Ted estava morto.

No dia seguinte, na delegacia, o casal Morris ficou sabendo que o outro motorista, Tommy Pigage, havia sofrido apenas ferimentos leves. Por ocasião do acidente, o seu nível de álcool no sangue estava três vezes acima do limite legal. Ele foi acusado como assassino, mas depois de confessar-se culpado a acusação foi reduzida para homicídio culposo.

Meses mais tarde, foi sentenciado a apenas cinco anos de sursis com a estipulação de que, se violasse a sentença, teria de cumprir uma pena de dez anos na prisão. Dizer que o casal Morris (especialmente Elizabeth) ficou revoltado com uma sentença tão branda, é dizer pouco.

Mais tarde, numa reunião de mães para protestar contra o ato de dirigir sob a influência do álcool, Elizabeth ouviu Tommy contar que, ao saber da morte de Ted, ele não conseguira parar de chorar. Alguns dias mais tarde, entretanto, ele foi apanhado bebendo e levado para cumprir sua pena de dez anos.

Apesar das emoções contraditórias, Elizabeth, uma cristã, começou a visitar Tommy na cadeia. Um dia, enquanto conversavam, ele implorou perdão.

- Eu lhe perdôo - respondeu Elizabeth, acrescentando: - e gostaria que você me perdoasse por eu tê-lo odiado.

- Ah, Sra. Morris, é claro - disse ele com emoção.

Numa visita posterior, Tommy contou a Elizabeth que queria muito parar de beber, mas não conseguia. Ela lhe garantiu que ele poderia, com a ajuda de Deus. E ele conseguiu!

No dia 12 de janeiro de 1985, Tommy foi batizado. Mais tarde, ficou em liberdade condicional. O casal Morris começou a levá-lo para seu lar e a tratá-lo como filho. Escrevendo para a edição de janeiro de 1986 da revista Guidepost, Elizabeth disse que, depois disso, começou a sentir a paz que só Deus pode dar. E Tommy? Ele é uma pessoa diferente!

É isso que pode acontecer quando perdoamos - e somos perdoados.
Perdão Revogado

O rei chamou à sua presença o homem que ele havia perdoado, e disse: "Seu malvado miserável! Eu lhe perdoei aquela dívida enorme, só porque você me pediu - você não devia ter pena dos outros, do mesmo modo como eu tive de você?" Então o rei, irado, mandou o homem ser duramente castigado, até pagar o último centavo que devia. Assim meu Pai celeste fará, se vocês se recusarem a perdoar verdadeiramente os seus irmãos. S. Mat. 18:32-35 (A Bíblia Viva).

Alguns anos atrás, um homem do Estado de Kentucky, EUA, chamado Lucien Young, soube que um velho amigo dele, Samuel Holmes, se encontrava numa penitenciária e ainda tinha mais oito anos de pena por cumprir. Dirigindo-se à prisão, Lucien perguntou ao carcereiro se poderia conversar com seu velho amigo. Recebeu permissão. Por quase duas horas os dois conversaram e riram, recordando algumas de suas travessuras da juventude.

Posteriormente Lucien, que era bom amigo do governador Blackburn, foi à mansão do Executivo e pediu que o governador perdoasse o seu amigo. O governador pediu o prazo de uma semana para pensar no assunto. Quando a semana terminou, Lucien retornou ao escritório do governador.

- Aqui está o perdão - disse o governador, estendendo o documento a Lucien. - Mas antes de entregá-lo a Samuel, quero que você converse mais algumas horas com ele. Se ao final da conversa você achar que ele deve mesmo ser perdoado, eu lhe concederei a liberdade condicional, desde que você se responsabilize.

- Entendido - disse Lucien.

Lucien correu à prisão e mais uma vez obteve licença para conversar com seu amigo. Durante o transcorrer da visita, Lucien perguntou casualmente:

- Sam, quando você sair daqui, eu gostaria que se tornasse meu sócio. Concorda? Posso até ver se consigo tirá-lo daqui antes do término de sua pena.

Sam ficou em pé e caminhou um pouco de um lado para outro. Quando voltou a falar com Lucien, disse:

- Está bem. Mas antes de qualquer outra coisa, terei de resolver um negócio.

- Que negócio, Sam?

- Primeiro, vou matar o juiz e depois a testemunha que me mandou para cá.

Lucien saiu da prisão e devolveu ao governador o documento do perdão. Você o censuraria?

Se nós não perdoamos aos outros, seria de admirar que Deus revogasse o perdão que nos concede? (Ver Eze. 18:24 e 25.)
Restituição

Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. S. Luc. 19:8.
O perdão envolve o princípio da restituição, sempre que existir a possibilidade de conserto.

Há alguns erros pelos quais se pode fazer restituição completa; há outros pelos quais se pode fazer uma restituição parcial; mas outros ainda existem pelos quais nunca se pode fazer uma reparação. Estes podem ser muito complexos.

Num caso que conheço, um membro da igreja defraudou seu irmão numa transação comercial. A parte prejudicada queixou-se ao pastor. O pastor convocou ambos para um encontro e ouviu os dois relatos. Ficou claro, sem sombra de dúvida, que um irmão havia defraudado o outro.

A solução correta teria sido que o acusado fizesse a restituição o mais rápido possível. Nesse caso, entretanto, o pastor disse à parte ofensora: "Vá, e não peque mais." Você pode ter certeza de que a parte prejudicada não gostou nem um pouquinho da solução.

No caso de uma pessoa que tenha tirado a vida de um indivíduo sem parentes vivos, é obviamente impossível fazer qualquer tipo de reparação. Mas veja o caso de um homem que comete adultério com uma mulher casada e depois nasce uma criança. Como é que o adúltero faz restituição a sua esposa? Ao marido traído? A seus próprios filhos? À criança que nasceu dessa união adúltera? Casos como esse são de difícil solução.

Qual é o remédio? Deve a pessoa ficar pelo resto da vida sentindo culpa por não poder nunca fazer a expiação de seu erro? Ou é suficiente que diga: "O Senhor me perdoou, e isso é tudo o que interessa; não tenho mais o que fazer"? Ou deve a pessoa, depois de pedir o perdão de Deus e o de todas as partes envolvidas, colocar a questão nas mãos dEle, disposta a fazer o que o

Senhor orientar, no momento em que Ele o fizer? Acho que a resposta é obvia. E esse princípio aplica-se a todos os casos nos quais a pessoa deseja fazer restituição. Um Santuário. Assim diz o Senhor Deus: Ainda que os lancei para longe entre as nações, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes servirei de santuário, por um pouco de tempo, nas terras para onde foram. Eze. 11:16.

Santuário é um lugar onde Deus habita. Quando Ele deu a Moisés instruções para a construção do tabernáculo, disse: "E Me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles." Êxo. 25:8. Mais tarde, no tempo de Salomão, uma estrutura muito maior, construída com pedras, substituiu a habitação de Jeová que se assemelhava a uma tenda.

Como sacerdote (Eze. 1:3), Ezequiel deve ter conhecido bem o "primeiro templo" e seus serviços, bem como o fato de que no Santíssimo habitava a glória do Shekinah - a manifestação visível da presença de Deus. Devido à apostasia e rebelião, entretanto, o povo judeu havia sido levado em cativeiro; o "primeiro templo" jazia em ruínas e - Icabode! - fora-se a glória.

Agora, vivendo em terra estrangeira, muitos desses cativos tinham começado a refletir sobre o modo vergonhoso como haviam tratado a Deus. Teria Ele resolvido abandoná-los para sempre? Ainda haveria esperança? Foi nessa conjuntura que o Deus da misericórdia, por meio de Ezequiel, garantiu a Seu errante povo que não os havia abandonado por completo. Na expressão usada em nosso texto, Ele afirma ao povo que na distante terra de seu cativeiro Ele mesmo lhes seria "um santuário". Que consolo deve ter isso representado para Ezequiel e seus companheiros de exílio!

Uns 56 anos mais tarde, o povo escolhido foi restituído à Terra Prometida, e finalmente o templo e seu santuário foram reconstruídos. Uma vez mais, entretanto, o povo judeu retrocedeu para a apostasia e chegou ao ponto de rejeitar o próprio Messias. Como resultado, a sua "casa" ficou "deserta". S. Mat. 23:38.

Não existe mais sobre a Terra um santuário especial onde a presença de Deus se manifeste visivelmente. Deus, entretanto, não abandonou Seu povo. Ainda hoje Ele pode ser um santuário para você e para mim. Não importa que moremos num palácio, numa casa humilde, numa cela de prisão ou mesmo que não tenhamos um teto; Deus promete estar conosco "todos os dias até à consumação do século".
S. Mat. 28:20. Quão gratos devemos ser a Deus porque Ele ainda pode ser um "santuário" para nós!

Uma Segunda Oportunidade

Naquele dia o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do Seu povo, que for deixado. Isa. 11:11.

Na batalha de Bunker Hill, travada no dia 17 de junho de 1775, as forças sob o comando do Coronel William Prescott revelaram notável bravura diante dos soldados britânicos. Assim, quando Prescott ordenou que seus homens continuassem lutando até que pudessem "ver o branco dos seus olhos", muitos foram obedientes até à morte. Mas nem todos os americanos tiveram tanta coragem naquele dia. Depois da batalha, o Capitão John Callender, da milícia de Massachusetts, foi acusado de "covardia diante do inimigo".

Depois que George Washington assumiu o comando do Exército Continental em Cambridge, Estado de Massachusetts, no dia 3 de julho de 1775, um de seus primeiros atos foi enviar o Capitão Callender à corte marcial. No final daquela desagradável circunstância, Callender foi expulso do exército, passando pela maior vergonha.

Mas não foi esse o fim da história. Callender alistou-se novamente como pracinha e, um ano mais tarde, durante a perigosa retirada de Washington após a batalha de Long Island, demonstrou uma coragem tal que o general
revogou publicamente a sentença e restituiu-lhe a posição de oficial em s

_____________________________________________________________________________________

AMOR

22 - NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE ESTE; DAR A SUA VIDA ´PELOS SEUS AMIGOS - JOÃO 15: 13.

23 - DISSE JESUS: AQUELE QUE ME AMA É O QUE GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS - JO. 14: 21 .

24 - AS PALAVRAS AGRADÁVEIS, SÃO COMO FAVO DE MEL: DOCE PARA A ALMA, MEDICINA PARA O CORPO - Provérbios. 16: 24.

25 - DISSE JESUS: VOS MANDO, E UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU, AMEIS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI JO. 15: 17.

28 - AMAR SIGNIFICA AMOR EM DEUS E SEU IRMÃO. SIGNIFICA HUMILDADE, SIGNIFICA TRABALHAR PELA PAZ COM OS IRMÃOS. DEIXANDO A VINGANÇA PARA DEUS. AMAR SIGNIFICA SUPERAR O MAL COM BEM. ROM. 12: 9,21.

29 - DISSE JESUS: MESMO VOCÊS SENDO FALHOS E PECADORES, MAS, AINDA EU VOS AMO - ROMANOS 05: 01

30 - NEM A ALTURA, NEM A PROFUNDIDADE, OU QUALQUER OUTRA CRIATURA, PODERÁ NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO NOSSO SENHOR. ROM. 08: 39.

31 - A NINGUÉM FIQUEIS DEVENDO COISA ALGUMA, EXETO O AMOR COM QUE AMEIS UNS AOS OUTROS, POIS QUEM AMA O PRÓXIMO CUMPRE A LEI. NÃO ADULTERARÁS, N/ÃO COBIÇARÁS, NÃO MATARÁS, E SE QUALQUER OUTRO MANDAMENTO. TUDO NESTA PELAVRA SE RESUME: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. ROM 13:8,9

04 - MARIDOS: AME A SUA ESPOSA COMO CRISTO AMOU A IGREJA E SE DEU POR ELA - EFÉSIOS – 05: 25.
13 - DEUS AMA QUEM DOA COM ALEGRIA - O QUE SE DOA AOS POBRES, EMPRESTA Á DEUS - PV 19

15 - AS OFERTAS DEVEM SER FEITAS SEMPRE COM AMOR - II COR. 16: 01,2

53 – AMOR AO MUNDO É AQUILO QUE EXISTE NELE, NÃO DEVE HABITAR NOS CORAÇÕES DOS CRISTÃOS. I JO. 02: 15.

12 - A TRÊS VIRTUDES DO CRISTÃO SÃO: FÉ - ESPERANÇA E CARIDADE; MAS, A MAIOR DELAS É A CARIDADE (AMOR)- I COR. 12,12
_____________________________________________________________________________________

CARIDADE

12 - A TRÊS VIRTUDES DO CRISTÃO SÃO: FÉ - ESPERANÇA E CARIDADE; MAS, A MAIOR DELAS É A CARIDADE (AMOR)- I COR. 12,12
13 - DEUS AMA QUEM DOA COM ALEGRIA - O QUE SE DOA AOS POBRES, EMPRESTA Á DEUS - PV 19:

14– AS OFERTAS DEVEM SER FEITAS COMO SACRIFÍCIOS AGRADÁVEIS Á DEUS - II COR. 0811

15 - AS OFERTAS DEVEM SER FEITAS SEMPRE COM AMOR - II COR. 16: 01,2

16 - O QUE FECHAR O OUVIDO AO POBRE. TAMBÉM O SENHOR NÃO OUVIRÁ O VOSSO CLAMOR. - PROV. 24:13

17 - BEM AVENTURADO É AQUELE QUE AJUDA O POBRE, POIS O SENHOR O LIVRAREI DO DIA DO MAL. SAL. 41:1

18 - CONFIA NO SENHOR FAZES O BEM E SERÁS VERDADEIRAMENTE ALIMENTADO. SAL 37:3

20 - DEUS PROMETEU RECONPENSAR–NOS CONFORME O QUE TENS DADO. DEUS AMA QUEM DÓA COM ALEGRIA. DEUT. 15:4

21 - PORQUE O QUE VÊ COM BONS OLHOS SERÁ ABENÇOADO, PORQUE DÁ O PÃO PARA O POBRE SAL. 22:09.

AJUDAR É O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA. FAZEI O BEM SEM OLHAR A QUEM. GENEROSIDADE NASCE SÓMENTE NO CORAÇÃO DOS JUSTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário