terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

COBIÇA- ORGULHO-AVAREZA-BEBEDICES-VINGANÇA

COMO TRATA DEUS O PECADO DA COBIÇA

JOSUÉ CAP. 6 E 7


I. INTRODUÇÃO

A. COBIÇA É um apetite desorganizado pelas coisas materiais. É
É um desejo veemente de ter coisas, possessões e poder alheio. Este ato se origina a uma idéia fixa de satisfação própria em todas as coisas. Nasce do egoís¬mo.

B. COBIÇA É um mal que se desenvolve gradualmente até que
se tor¬ne um hábito e prende-se com cadeias quase
im¬pos¬sível de ser tirada. Isto aconteceu com
Lúcifer no céu (Ezeq. 28:17).

D. Este mal passou para todos nós. Hoje o maior problema de CON¬FLI¬TOS de pessoas, governo, lares e outros, são inspirados na CO¬BI¬ÇA.

E. A Bíblia ilustra esta atitude humana, através do personagem triste e cé¬lebre ação de como Deus tratou o pecado da COBIÇA.

II. COMPREENDENDO OS TERMOS USADOS EM JOSUÉ 6 E 7

Para compreender estes dois capítulos, precisamos conhecer pelo menos o significado de algumas palavras que correspondem a destruição de Je¬ri¬có.

A. Josué 7:1, 13: a palavra ANÁTEMA.

1. Esta palavra vem do substantivo Hebreu JÉREM, que tem dois sig¬nificados:

a) Coisas ou pessoas destinadas ou condenadas sob mal¬di¬ção a destruição (Lev. 27:28, 29 - Deut. 7:2).
b) Coisas ou pessoas destinadas ao uso sagrado.

2. Em caso da destruição de Jericó, aconteceram as duas coisas dos dois significados:

a) As cidades foram destruídas com todas as pessoas e coi¬sas, por causa da maldição que pesava sobre eles (cidade, pessoas, outros) - (Jos. 6:21).

b) Mas também haviam coisas destinadas ao uso sagrado. Ra¬abe, a família de seu pai e tudo o que tinham foi pre¬ser¬vado (Jos. 6:23). Também a prata, o ouro, os vasos de bron¬ze e de ferro, deram para o tesouro da casa do Se¬nhor.

B. Josué 6:19 - A pessoa de Acã, que quer dizer alvoroçador e per¬tur¬ba¬dor.

C. PREVARICAÇÃO = quer dizer atuar secretamente às escondidas, deslealmente. Equivale a trair, roubar, idolatria.

III. TOMADA DE JERICÓ E ADVERTÊNCIA DIVINA

A. Jericó - uma das maiores fortalezas da terra (daquele tempo) a grande e rica cidade de Jericó, a pouca distância de Gilgal, onde o po¬vo de Deus acampava. Esta cidade era a sede principal da ido¬la¬tria e se dedicavam ao culto de Astarté, deusa da lua. Tinha os ritos e cultos mais degradantes da religião cananéia. Josué vê que a to¬ma¬da de Jericó deveria ser o primeiro passo na conquista de Canaã.

B. Deus tomou a iniciativa e começou o trabalho de libertação dos ca¬na¬neus.

1. Josué pediu a direção divina e esta lhe foi concedida (Jos. 6:2).

2. Deus agora desejava que eles compreendessem o seguinte:

a) Que a vitória contra os habitantes de Jericó não seria de¬les, mas do Senhor.

b) Que eles não deveriam lutar por si mesmos, mas que se¬riam instrumentos nas mãos de Deus para executar Sua von¬tade. Portanto, não deveriam procurar riquezas ou exal¬tação própria, mas com toda a glória de Deus.

3. Deus então deu-lhes uma advertência muito séria: (Jos. 6:17, 18).

a) A cidade será anátema (será destinada a destruição).

b) Guardai-vos do anátema!
b.1 Não toqueis, não toqueis delas cousa alguma.

c) Não torneis maldito o arraial de Israel e não vos
perturbeis.

4. Deus esperava que seu povo tivesse confiança e obediência to¬tal à Sua Palavra.

IV. A QUEDA DE ACÃ

Depois da destruição de Jericó veio a tentação e:

A. Acã prevaricou-se em pecado secreto. Sua atitude foi desleal. A for¬ça da cobiça era mais forte que a sua vontade de servir a Deus. Ele tor¬nou um anátema - (Jos. 7:21).

B. O povo não conhecia o pecado de Acã. Só Deus sabia de tudo. Por is¬so fez a denúncia (Jos. 7:11): “Israel pecou, e violaram a minha alian¬ça, ... tomaram das cousas condenadas, e furtaram e dis¬si¬mu¬la¬ram...”

C. ACÃ: Tomou para si duas coisas:

1. A capa babilônica - (estava destinada a destruição).

2. 200 ciclos de prata. Uma barra de ouro de 50 ciclos. Este pe¬ca¬do de um só homem, tornou-se um desastre para toda a nação. Porque a Igreja de Deus é um corpo. O que um membro faz, afeta todo o corpo. Este pecado teve um efeito cooperativo.

V. DEUS VOLTARIA PARA O SEU POVO SE ESTE ELIMINASSE O ANÁTEMA.

A. Josué 7:12: O pecado da cobiça não seria consentido nem tolerado. Sem a presença de Deus o não teria ganho a luta, pois eles ocul¬ta¬ram o pecado.

“... Já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.”

B. Deus ordena a Josué (7:13): “Dispõe-te, santifica o povo...” Depois ordena para julgar tribo por tribo. Um trabalho muito de¬li¬ca¬do no qual participaram Deus e Josué. Mas o primeiro seria o tra¬ba¬lho espiritual de santificar a todos.

C. Julgamento - (Josué 7: 14-18, 19):

1. Deus e Josué. Chegareis por indicação de Deus:

a) Tribo de Judá.
b) Família dos Zeraítas.
c) Casa de Zabdi.
d) Foi tomado Acã.

2. Deus esperou algum tempo para que Acã se arrependesse, e julgava as tribos e as famílias antes que ele chegasse. Mas ele não se arrependeu.

D. CONFISSÃO TARDIA DE ACÃ - Josué 7:20, 21.

E. Acã e sua família participaram do pecado da cobiça. Portanto, todos estavam sujeitos à condenação - (Jos. 7:25, 26).

F. As coisas escondidas foram devolvidas - Josué 7:22, 23.
Assim também as coisas que hoje são retidas, estas devem ser de¬vol¬vidas. Assim foi tirado o anátema. Deus voltou para seu povo.

CONCLUSÃO

A. O pecado hoje está mais arraigado do que antes no meio do povo de Deus.

B. Deus dá uma advertência ao seu povo. Como naqueles dias ao tomar o anátema (coisas dedicadas ao uso sagrado; sábado, dízimos, nossos corpos).

C. Se tomarmos o anátema hoje, como naquele dia, a presença de Deus não ficaria na vida de Seu povo e seríamos fracos.

D. Deus voltará a Seu povo. Se você e eu tirarmos o anátema de nossa vida, de nossa igreja. O julgamento e vindicação de Deus já se ini¬ciou no tempo de graça para o verdadeiro arrependimento.

E. Precisamos devolver tudo o que está retido.

F. O perdão de Deus está ao nosso alcance.

HOJE, É O DIA DE VOCÊ TOMAR SUA DECISÃO!
Frases sobre Avareza
"A avareza começa onde termina a pobreza." (Honoré de Balzac)
"A avareza perde tudo ao pretender ganhar tudo." (Jean de La Fontaine)

"O avarento gostaria que o sol fosse de ouro para poder amoedá-lo."
(Francisco de Quevedo)"A avareza tira aos outros o que recusa a si própria." (Sêneca)
"Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam, como se fossem morrer." (Aristóteles)

"A avareza é um nó corredio que aperta cada dia mais o coração e acaba por sufocar a razão." (Honoré de Balzac) "A avareza é um tirano bem cruel; manda ajuntar e proíbe o uso daquilo que se junta; visita o desejo e interdiz o gozo." (Plutarco) "O avarento gasta mais no dia da sua morte do que gastou em dez anos de vida, e o seu herdeiro mais em dez meses do que ele na vida inteira."
(Jean de La Bruyère)

"O avarento é o mais leal e fiel depositário dos bens dos seus herdeiros," (Marquês de Maricá)

"A avareza é mais contrária à economia que a liberalidade." (François de La Rochefoucauld) "O absurdo da avareza está no fato de o avaro viver como pobre e morrer rico." (Vittorio Buttafava)

"Ao avarento falta-lhe tanto o que tem quanto o que não tem; ao luxo faltam muitas coisas, à avareza todas." (Seneca) "O avarento guarda o seu tesouro como se fosse seu; mas teme servir-se dele como se na realidade pertencesse a outrém." (Bion)

"Embora a avareza impeça um homem de se tornar necessariamente pobre, geralmente torna-o demasiado timorato para enriquecer." (Thomas Paine) "Um dos primeiros efeitos da beleza feminina sobre um homem é o de tirar-lhe a avareza."(Italo Svevo)
"O avarento, por um mau cálculo, sofre de presente os males que receia no futuro." (Marquês de Maricá)

"A avareza e a ambição mostram-se mais descontentes do que não têm, do que satisfeitas com o que possuem." (François Fénelon)"O mestre disse: O pródigo é arrogante e o avaro é mesquinho. É preferível a mesquinhez à arrogância." (Confúcio)

"A avareza é um perigo típico dos ricos." (Textos Cristãos)
"O avarento vive sempre na pobreza." (Horácio)
"Ser avarento é pior do que ser pobre." (Textos Judaicos)
"A avareza, o estímulo da indústria." (David Hume)
"A avareza torna odioso o homem; a liberalidade torna-o estimado." (Boécio)

O ALCOOL

Que dizem as Escrituras sobre o álcool, vinho e licor? A Bíblia diz em Provérbios 20:1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” Por que que as bebidas álcoolicas são perigrosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”

Por que que reis e governantes não deveriam beber bebidas álcoolicas? A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5 “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”

Com que outros pecados está a embriaguez classificada? A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”

Quais são os resultados dos que se entregam a excessos de comida e bebida? A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21 “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”

Como afetam as bebidas álcoolicas áqueles que as tomam? A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35 “Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.

Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.”

O suco de uva puro é uma benção para o homem. A Bíblia diz em Isaías 65:8 “Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; …”

Frases sobre Avareza

"A avareza começa onde termina a pobreza." (Honoré de Balzac)
"A avareza perde tudo ao pretender ganhar tudo." (Jean de La Fontaine)
"O avarento gostaria que o sol fosse de ouro para poder amoedá-lo."
(Francisco de Quevedo)

"A avareza tira aos outros o que recusa a si própria." (Sêneca)
"Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam, como se fossem morrer." (Aristóteles)

"A avareza é um nó corredio que aperta cada dia mais o coração e acaba por sufocar a razão." (Honoré de Balzac) "A avareza é um tirano bem cruel; manda ajuntar e proíbe o uso daquilo que se junta; visita o desejo e interdiz o gozo." (Plutarco)
"O avarento gasta mais no dia da sua morte do que gastou em dez anos de vida, e o seu herdeiro mais em dez meses do que ele na vida inteira."
(Jean de La Bruyère)

"O avarento é o mais leal e fiel depositário dos bens dos seus herdeiros," (Marquês de Maricá)

"A avareza é mais contrária à economia que a liberalidade."
(François de La Rochefoucauld)

"O absurdo da avareza está no fato de o avaro viver como pobre e morrer rico." (Vittorio Buttafava) "Ao avarento falta-lhe tanto o que tem quanto o que não tem; ao luxo faltam muitas coisas, à avareza todas." (Seneca)

"O avarento guarda o seu tesouro como se fosse seu; mas teme servir-se dele como se na realidade pertencesse a outrém." (Bion) "Embora a avareza impeça um homem de se tornar necessariamente pobre, geralmente torna-o demasiado timorato para enriquecer." (Thomas Paine) "Um dos primeiros efeitos da beleza feminina sobre um homem é o de tirar-lhe a avareza."(Italo Svevo) "O avarento, por um mau cálculo, sofre de presente os males que receia no futuro." (Marquês de Maricá)

"A avareza e a ambição mostram-se mais descontentes do que não têm, do que satisfeitas com o que possuem." (François Fénelon)"O mestre disse: O pródigo é arrogante e o avaro é mesquinho. É preferível a mesquinhez à arrogância." (Confúcio)

"A avareza é um perigo típico dos ricos." (Textos Cristãos)
"O avarento vive sempre na pobreza." (Horácio)
"Ser avarento é pior do que ser pobre." (Textos Judaicos)
"A avareza, o estímulo da indústria." (David Hume)
"A avareza torna odioso o homem; a liberalidade torna-o estimado."

Orgulho o inimigo do perdão

Quem já não – ao ser tomado pelo ímpeto e na certeza de estar fazendo a coisa certa – feriu aquela pessoa com quem se convive? Seja numa resposta “atravessada” ou numa atitude grosseira contribuímos de alguma forma com a divisão ou o isolamento das amizades.

Passado algum tempo, já com a “cabeça fria”, percebemos que procedemos de maneira equivocada – ferindo pessoas ou até mesmo nos ferindo.
Refletir sobre o nosso ato nos ajuda a perceber o momento em que agimos precipitadamente; e dessa reflexão vem o remorso, o qual nos prepara para o pedido de desculpas.

Reconhecer que fomos precipitados nos argumentos, significa, muitas vezes, humilhar-se e se fazer pequeno, reconhecer que errou. Perdoar ou liberar perdão não é ter “amnésia” sobre o ocorrido, mas sim, disponibilizar-se a restabelecer o relacionamento abalado. Do remorso ao perdão há uma pequena distância, mas o espaço é grande o bastante para residir o orgulho. Sentimento este que nos tentará convencer de que o ato de se desculpar ou reconhecer seu erro é atitude dos fracos.

Por outro lado, infelizmente, há pessoas que não aceitam as nossas desculpas. Preferem romper com os laços afetivos em vez de crescer e amadurecer por meio dos exercícios apresentados pela vida. Insistem em manter a irredutibilidade e a prepotência, que pensam possuir, em vez de dar o passo que romperá com as cadeias que as prendem. Talvez querendo cumprir a lei do “olho por olho, dente por dente”, esperam por um momento de revanche. Enquanto isso, desperdiçam tempo e amargam seus dias, remoendo o que já está resolvido para aquele que se dispôs a se desculpar.

A vida é muito curta para se gastar o precioso tempo com comportamentos que não trazem a sustentabilidade de nossas convivências. Pedir ou conceder perdão não nos exige mais do que podemos agüentar. Sabemos de pessoas que gastam muito tempo buscando motivos para justificar suas infelizes atitudes, fazendo-se de injustiçadas, em vez de adotar gestos de humildade e agir de maneira diferente.

Na verdade, elas são vítimas do orgulho, que mata pessoas e sentimentos!
Mais importante – do que lembrar que não devemos desculpar – seria fazer uso da faculdade de reflexão e reconhecer que ninguém está acima dos lapsos e erros. Pois aquele, que errou hoje, poderá ser você amanhã…

Não percamos tempo monopolizando picuinhas, ressentimentos ou retendo perdão. Se uma situação especial o faz refletir – levando-o ao ato da reconciliação –, peça ou dê o perdão e continue a viver com a experiência adquirida.

Situações mal resolvidas afetam outras áreas de nossa vida. Talvez por isso existam ainda alguns problemas não “equacionados” em nossas vidas pois, esses, são reflexos dos fragmentos dos “elos” que deixamos se perder ao longo do caminho.
Um abraço

Acesse a página sobre dicas de leitura Ouça os comentários adicionais para este artigo. Esta entrada foi publicada em Janeiro 17, 2008 às 10:44 am e é arquivado em Relacionamentos, amizades, convívio, familia. Tagged: amizade, orgulho, perdão, relacionamento. Você pode seguir qualquer respostas para esta entrada através de RSS 2.0 feed. Você pode deixe uma resposta, ou trackback do seu próprio site.

Frases sobre Vingança

"A vingança é uma espécie de justiça selvagem." (Francis Bacon)
"Dizem que a vingança é doce; à abelha custa-lhe a vida." (Carmen Sylva)
"O esquecimento mata as injúrias. A vingança multiplica-as."
(Benjamin Franklin)

"A vingança é o reconhecimento da ofensa." (Sêneca)
"Não vingue-se, que da vingança vem o arrependimento." (Confúcio)

"Com a vingança, o homem iguala-se ao inimigo. Sem ela, supera-o."
(Francis Bacon)

"Não existe nobreza sem generosidade, assim como não existe sede de vingança sem vulgaridade." (Joseph Roth)
"Cada gota de sangue inocente derramado clama vingança contra o príncipe que fez afiar a espada." (William Shakespeare)

"A vingança procede sempre da fraqueza da alma, que não é capaz de suportar as injúrias." (François de La Rochefoucauld)
"Para a maioria dos homens, dor significa ódio, e ódio significa vingança."
(Paolo Mantegazza)

"Malograria a minha vingança tornando-a tão rápida." (Jean Racine)
"A vingança é salutar ao caráter; dela brota o perdão." (Graham Greene)
"A vingança agrada a todos os corações ofendidos; (...) uns preferem-na cruel, outros generosa." (Pierre Marivaux)

"O sentimento da vingança é tão agradável, que muitas vezes o homem deseja ser ofendido para se poder vingar, e não falo apenas de um inimigo habitual, mas de uma pessoa indiferente, ou até mesmo, sobretudo em alguns momentos de humor negro, de um amigo." (Giacomo Leopardi)

"A vingança geralmente atinge dois objetivos: ou traz consolo a quem sofreu a injúria, ou lhe traz segurança para o futuro." (Sêneca)
"Causar um dano coloca você abaixo do inimigo, vingar-se faz com
que você se iguale a ele, perdoá-lo coloca você acima dele." (Benjamin Franklin)

"Não existe vingança melhor de que aquela que os outros infligem ao teu inimigo. Tem até o mérito de deixar-te a parte do generoso." (Cesare Pavese)
"É por fraqueza que odiamos um inimigo e pensamos em nos vingar; é por preguiça que nos acalmamos, desistindo da vingança." (Jean de La Bruyère)

"A vingança é um prazer que dura apenas um dia; a generosidade, um sentimento que pode trazer felicidade para sempre." (Friedrich Rückert)
"Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem."

(Friedrich Nietzsche)

"Usar da vingança com o mais forte é loucura, com o igual é perigo, e com o inferior é vileza." (Pietro Metastásio) "Não há maior vingança do que o esquecimento." (Baltasar Gracián y Morales) "Nunca a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa." (E. H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário