sábado, 6 de fevereiro de 2010

COBIÇA- ALCOOL- ORGULHO-VINGANÇA-INVEJA

COMO TRATA DEUS O PECADO DA COBIÇA

JOSUÉ CAP. 6 E 7


I. INTRODUÇÃO

A. COBIÇA É um apetite desorganizado pelas coisas materiais. É
É um desejo veemente de ter coisas, possessões e poder alheio. Este ato se origina a uma idéia fixa de satisfação própria em todas as coisas. Nasce do egoís¬mo.

B. COBIÇA É um mal que se desenvolve gradualmente até que
se tor¬ne um hábito e prende-se com cadeias quase
im¬pos¬sível de ser tirada. Isto aconteceu com
Lúcifer no céu (Ezeq. 28:17).

D. Este mal passou para todos nós. Hoje o maior problema de CON¬FLI¬TOS de pessoas, governo, lares e outros, são inspirados na CO¬BI¬ÇA.

E. A Bíblia ilustra esta atitude humana, através do personagem triste e cé¬lebre ação de como Deus tratou o pecado da COBIÇA.

II. COMPREENDENDO OS TERMOS USADOS EM JOSUÉ 6 E 7

Para compreender estes dois capítulos, precisamos conhecer pelo menos o significado de algumas palavras que correspondem a destruição de Je¬ri¬có.

A. Josué 7:1, 13: a palavra ANÁTEMA.

1. Esta palavra vem do substantivo Hebreu JÉREM, que tem dois sig¬nificados:

a) Coisas ou pessoas destinadas ou condenadas sob mal¬di¬ção a destruição (Lev. 27:28, 29 - Deut. 7:2).
b) Coisas ou pessoas destinadas ao uso sagrado.

2. Em caso da destruição de Jericó, aconteceram as duas coisas dos dois significados:

a) As cidades foram destruídas com todas as pessoas e coi¬sas, por causa da maldição que pesava sobre eles (cidade, pessoas, outros) - (Jos. 6:21).

b) Mas também haviam coisas destinadas ao uso sagrado. Ra¬abe, a família de seu pai e tudo o que tinham foi pre¬ser¬vado (Jos. 6:23). Também a prata, o ouro, os vasos de bron¬ze e de ferro, deram para o tesouro da casa do Se¬nhor.

B. Josué 6:19 - A pessoa de Acã, que quer dizer alvoroçador e per¬tur¬ba¬dor.

C. PREVARICAÇÃO = quer dizer atuar secretamente às escondidas, deslealmente. Equivale a trair, roubar, idolatria.

III. TOMADA DE JERICÓ E ADVERTÊNCIA DIVINA

A. Jericó - uma das maiores fortalezas da terra (daquele tempo) a grande e rica cidade de Jericó, a pouca distância de Gilgal, onde o po¬vo de Deus acampava. Esta cidade era a sede principal da ido¬la¬tria e se dedicavam ao culto de Astarté, deusa da lua. Tinha os ritos e cultos mais degradantes da religião cananéia. Josué vê que a to¬ma¬da de Jericó deveria ser o primeiro passo na conquista de Canaã.

B. Deus tomou a iniciativa e começou o trabalho de libertação dos ca¬na¬neus.

1. Josué pediu a direção divina e esta lhe foi concedida (Jos. 6:2).

2. Deus agora desejava que eles compreendessem o seguinte:

a) Que a vitória contra os habitantes de Jericó não seria de¬les, mas do Senhor.

b) Que eles não deveriam lutar por si mesmos, mas que se¬riam instrumentos nas mãos de Deus para executar Sua von¬tade. Portanto, não deveriam procurar riquezas ou exal¬tação própria, mas com toda a glória de Deus.

3. Deus então deu-lhes uma advertência muito séria: (Jos. 6:17, 18).

a) A cidade será anátema (será destinada a destruição).

b) Guardai-vos do anátema!
b.1 Não toqueis, não toqueis delas cousa alguma.

c) Não torneis maldito o arraial de Israel e não vos
perturbeis.

4. Deus esperava que seu povo tivesse confiança e obediência to¬tal à Sua Palavra.

IV. A QUEDA DE ACÃ

Depois da destruição de Jericó veio a tentação e:

A. Acã prevaricou-se em pecado secreto. Sua atitude foi desleal. A for¬ça da cobiça era mais forte que a sua vontade de servir a Deus. Ele tor¬nou um anátema - (Jos. 7:21).

B. O povo não conhecia o pecado de Acã. Só Deus sabia de tudo. Por is¬so fez a denúncia (Jos. 7:11): “Israel pecou, e violaram a minha alian¬ça, ... tomaram das cousas condenadas, e furtaram e dis¬si¬mu¬la¬ram...”

C. ACÃ: Tomou para si duas coisas:

1. A capa babilônica - (estava destinada a destruição).

2. 200 ciclos de prata. Uma barra de ouro de 50 ciclos. Este pe¬ca¬do de um só homem, tornou-se um desastre para toda a nação. Porque a Igreja de Deus é um corpo. O que um membro faz, afeta todo o corpo. Este pecado teve um efeito cooperativo.

V. DEUS VOLTARIA PARA O SEU POVO SE ESTE ELIMINASSE O ANÁTEMA.

A. Josué 7:12: O pecado da cobiça não seria consentido nem tolerado. Sem a presença de Deus o não teria ganho a luta, pois eles ocul¬ta¬ram o pecado.

“... Já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.”

B. Deus ordena a Josué (7:13): “Dispõe-te, santifica o povo...” Depois ordena para julgar tribo por tribo. Um trabalho muito de¬li¬ca¬do no qual participaram Deus e Josué. Mas o primeiro seria o tra¬ba¬lho espiritual de santificar a todos.

C. Julgamento - (Josué 7: 14-18, 19):

1. Deus e Josué. Chegareis por indicação de Deus:

a) Tribo de Judá.
b) Família dos Zeraítas.
c) Casa de Zabdi.
d) Foi tomado Acã.

2. Deus esperou algum tempo para que Acã se arrependesse, e julgava as tribos e as famílias antes que ele chegasse. Mas ele não se arrependeu.

D. CONFISSÃO TARDIA DE ACÃ - Josué 7:20, 21.

E. Acã e sua família participaram do pecado da cobiça. Portanto, todos estavam sujeitos à condenação - (Jos. 7:25, 26).

F. As coisas escondidas foram devolvidas - Josué 7:22, 23.
Assim também as coisas que hoje são retidas, estas devem ser de¬vol¬vidas. Assim foi tirado o anátema. Deus voltou para seu povo.

CONCLUSÃO

A. O pecado hoje está mais arraigado do que antes no meio do povo de Deus.

B. Deus dá uma advertência ao seu povo. Como naqueles dias ao tomar o anátema (coisas dedicadas ao uso sagrado; sábado, dízimos, nossos corpos).

C. Se tomarmos o anátema hoje, como naquele dia, a presença de Deus não ficaria na vida de Seu povo e seríamos fracos.

D. Deus voltará a Seu povo. Se você e eu tirarmos o anátema de nossa vida, de nossa igreja. O julgamento e vindicação de Deus já se ini¬ciou no tempo de graça para o verdadeiro arrependimento.

E. Precisamos devolver tudo o que está retido.

F. O perdão de Deus está ao nosso alcance.

HOJE, É O DIA DE VOCÊ TOMAR SUA DECISÃO!



Álcool é altamente nocivo


Que dizem as Escrituras sobre o álcool, vinho e licor? A Bíblia diz em Provérbios 20:1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.”
Por que que as bebidas álcoolicas são perigrosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”
Por que que reis e governantes não deveriam beber bebidas álcoolicas? A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5 “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”
Com que outros pecados está a embriaguez classificada? A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Quais são os resultados dos que se entregam a excessos de comida e bebida? A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21 “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”
Como afetam as bebidas álcoolicas áqueles que as tomam? A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35 “Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.”
O suco de uva puro é uma benção para o homem. A Bíblia diz em Isaías 65:8 “Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; …”


Pérolas dos Provérbios

Orgulho

"Olhos altivos" encabeçam uma lista de sete coisas detestadas por Jeová (Provérbios 6:16-19). Deus detesta o orgulho. Isto merece nossa atenção.

A essência do orgulho
O orgulho, você está vendo, é totalmente sem fundamento, e portanto estúpido e irracional (veja Provérbios 20:32).

A pessoa orgulhosa é sábia aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7; Romanos 12:16), daí não ser aberta ao ensinamento ou ao conselho (Provérbios 9:7-12 e outros). A pessoa "superior" pode posar como adoradora, mas presume conhecer melhor do que Deus como se deve adorar (veja 2 Crônicas 26:16; Mateus 15:7-9), sua adoração realmente saindo de sua própria vontade (Colossenses 2:23). O orgulho pode ser refletido em soberba vazia e jactanciosa (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2); ou na presunção de que se tem mais domínio sobre a vida do que realmente se tem (Tiago 4:16 e contexto); ou em pretensiosa exibição com respeito a coisas materiais (1 João 2:16). Pode ser visto num ar de superioridade, "olhar altivo" (Provérbios 6:17; Salmo 101:5; Provérbios 21:4), num falar insolente (Salmo 17:10), no orgulho sendo usado como um colar (Salmo 73:6). Pode mostrar-se no trajar e na postura em geral (Isaías 3:16-26). O orgulho mostra-se no tratamento desdenhoso de pessoas "inferiores" (Lucas 18:9; Romanos 14:3). O orgulho pode levr a certo destemor e excesso de confiança com respeito a tentação e pecado (Provérbios 14:6; Mateus 26:31-35; 1 Coríntios 10:12). O orgulho pode levar um professor a colocar-se como um modelo pelo qual os mestres devem ser julgados (2 Coríntios 10:12), o professor orgulhoso sempre ganhando perfeita pontuação, uma vez que ele próprio é o modelo.

Talvez devêssemos falar em matá-lo, em vez de curá-lo (veja Colossenses 3:5). Tiago chama o mundano soberbo ao arrependimento: "...limpai vossos corações ... humilhai-vos..." (Tiago 4:6-10). Naturalmente, precisamos primeiro reconhecê-lo e convencermo-nos. A Escritura é o meio de Deus para esse fim (veja Romanos 3:20; 7:7). Mas o mero crescimento intelectual só pode levar a um orgulho aumentado (1 Coríntios 8:1). Precisamos ler com oração para que Deus nos ensine, nos convença e nos corrija. A Palavra precisa tornar-se o espelho no qual nos vemos (Tiago 1:22-25), expondo o pecado escondido no âmago (Salmo 19:11 e seguintes).

Mas ainda que possamos nos arrepender em lágrimas de manifestações específicas de orgulho, ele tem raízes profundas e livrar-nos de falsos padrões de pensamento pode ser luta de toda uma vida. Contudo, o Grande Médico receitou alguns remédios bons, começando (como dito acima), com doses regulares de Escritura, recebidas com muita oração.

A observância semanal da Ceia do Senhor pode também funcionar na destruição do orgulho. Tudo sobre o esquema da redenção é destrutivo do orgulho humano. Deus não usou a sabedoria ou o poder humano e, assim, arranca a vanglória (1 Coríntios 1:19,31). "Onde pois a jactância? Foi de todo excluída" (Romanos 3:27; veja 4:2). A salvação pela graça exclui a vanglória humana (Efésios 2:9). É-nos permitido gloriar-nos no Senhor (1 Coríntios 1:31) e seu cumprimento na cruz (Gálatas 6:14) A meditação concentrada ao pé da cruz pode destruir o orgulho.

Reconheça sua própria responsabilidade pelo pecado. Examine sua própria obra, em vez de fazer comparações com a de outros. Isto ajudará a evitar a ilusão de que somos algo quando nada somos (Gálatas 6:1-5).

"E todos nós, com o rosto desvendado," fixemos os olhos na "glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18), Aquele cingido pela tolha (João 13:1-5), e deixemos isto transformar-nos em Sua imagem, como a presença de Jeová fez a face de Moisés brilhar. Pratique como servo, colocando os outros como se fosse acima de você (veja Efésios 5:21; Filipenses 2:1-4).

Finalmente, se a luta for dura, mas se você é sincero, entregue-se inteiramente a Deus, orando para que Ele lhe ensine humildade. Ele sabe como rebaixar aqueles que "andam no orgulho" (Daniel 4:37 no contexto; veja Jó 40:3-5; 42:1-6). Mas fique de sobreaviso! Você pode estar pedindo dor. Algumas vezes a dor e a humilhação parecem ser o único meio pelo qual a humildade pode ser aprendida. Mas quando elas chegarem, lembre-se de que você orou pedindo; e não se faça de cego à lição.

Momentos na vida de Cristo

perigo da avareza
O pedido que certo homem fez a Jesus para que este o ajudasse num litígio sobre uma herança gerou uma demorada discussão sobre o relacionamento do homem com as riquezas (Lucas 12:13-34). Jesus respondeu com uma pergunta, uma afirmação, uma parábola e um sermão. Jesus perguntou: ”Quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?”. Depois advertiu contra a ganância. Depois ainda contou a parábola do homem que só se preocupava em armazenar todas as suas mercadorias e não era rico em relação a Deus. Depois pregou a respeito da preocupação excessiva pelos bens materiais.
Somos um país rico. O Brasil possui menos de um quinto da população da Índia, mas temos muitas vezes mais rádios, telefones e televisões. Em 2003, a nossa renda por pessoa em média é de cerca de 2.710 dólares por ano; a da Índia, de 530 dólares. As lições que Jesus dá acerca das riquezas devem ser aplicadas a cada um de nós. Os bens materiais muitas vezes tomam conta de nossa vida e de nosso pensamento. O desejo pelas coisas nos leva a dedicar tempo demais e trabalho demais para comprar a prestação sem podermos pagar e para murmurar, reclamando que não podemos ter tudo o que queremos. Jesus disse: “Onde está o vosso tesouro,aí estará também o vosso coração”. É tão fácil ficarmos presos a esta vida. Somos capazes de dedicar tanto tempo, atenção e esforço pelo nosso bem-estar material que não temos tempo ou ânimo de sobra para nos dedicar a Deus.
Poucas pessoas se admitem ser gananciosas ou invejosas. Mas a Bíblia nos adverte constantemente contra esses pecados. Se o nosso coração está preso a esta vida, somos idólatras, independentemente de quão alto cantemos o nosso amor por Jesus. “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).
–por Gary Fisher

FRases sobre Vingança


"A vingança é uma espécie de justiça selvagem." (Francis Bacon)
"Dizem que a vingança é doce; à abelha custa-lhe a vida." (Carmen Sylva)
"O esquecimento mata as injúrias. A vingança multiplica-as."
(Benjamin Franklin)
"A vingança é o reconhecimento da ofensa." (Sêneca)
"Não vingue-se, que da vingança vem o arrependimento." (Confúcio)

"Com a vingança, o homem iguala-se ao inimigo. Sem ela, supera-o."
(Francis Bacon)
"Não existe nobreza sem generosidade, assim como não existe sede de vingança sem vulgaridade." (Joseph Roth)
"Cada gota de sangue inocente derramado clama vingança contra o príncipe que fez afiar a espada." (William Shakespeare)
"A vingança procede sempre da fraqueza da alma, que não é capaz de suportar as injúrias." (François de La Rochefoucauld)
"Para a maioria dos homens, dor significa ódio, e ódio significa vingança."
(Paolo Mantegazza)
"Malograria a minha vingança tornando-a tão rápida." (Jean Racine)
"A vingança é salutar ao caráter; dela brota o perdão." (Graham Greene)
"A vingança agrada a todos os corações ofendidos; (...) uns preferem-na cruel, outros generosa." (Pierre Marivaux)
"O sentimento da vingança é tão agradável, que muitas vezes o homem deseja ser ofendido para se poder vingar, e não falo apenas de um inimigo habitual, mas de uma pessoa indiferente, ou até mesmo, sobretudo em alguns momentos de humor negro, de um amigo." (Giacomo Leopardi)
"A vingança geralmente atinge dois objetivos: ou traz consolo a quem sofreu a injúria, ou lhe traz segurança para o futuro." (Sêneca)
"Causar um dano coloca você abaixo do inimigo, vingar-se faz com
que você se iguale a ele, perdoá-lo coloca você acima dele." (Benjamin Franklin)
"Não existe vingança melhor de que aquela que os outros infligem ao teu inimigo. Tem até o mérito de deixar-te a parte do generoso." (Cesare Pavese)
"É por fraqueza que odiamos um inimigo e pensamos em nos vingar; é por preguiça que nos acalmamos, desistindo da vingança." (Jean de La Bruyère)
"A vingança é um prazer que dura apenas um dia; a generosidade, um sentimento que pode trazer felicidade para sempre." (Friedrich Rückert)
"Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem."
(Friedrich Nietzsche)
"Usar da vingança com o mais forte é loucura, com o igual é perigo, e com o inferior é vileza." (Pietro Metastásio)
"Não há maior vingança do que o esquecimento." (Baltasar Gracián y Morales)
"Nunca a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa." (E. H. Chapin)
EVITE ESTES TRÊS MALES
Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja? (Provérbios 27.4).
Há muitas coisas indevidas que o homem faz. Por exemplo, ninguém deveria ingerir uma gota de álcool, mas muitos se embriagam. As drogas nem deveriam ser experimentadas, porém, uma multidão faz uso delas. No entanto, se todos pautassem a vida nas recomendações divinas, os problemas da humanidade estariam resolvidos.
Quem adultera faz mal a si e à pessoa com quem errou, bem como aos cônjuges traídos, à família de ambos e, principalmente, ao Senhor. Mas, infelizmente, há quem, agora mesmo, esteja deixando o diabo tramar-lhe um caso. O pior é que, muitas vezes, esse alguém acha que Deus entende como ele sofre e quer vê-lo feliz nos braços de outra pessoa, “justificando” o injustificável e tornando Deus seu cúmplice. Além dessas tristes atitudes, o furor, a ira e a inveja nunca deveriam ser aceitos ou tolerados no coração.
Furor é uma ira violenta, cruel, quase sem controle. A pessoa possuída por esse sentimento age sem piedade, sendo capaz de cometer grandes atrocidades. Ele pode ser entendido como uma paixão sem limites para exercer alguma vingança. Saul, por exemplo, ficou furioso contra Davi pelo fato de o jovem ter sido escolhido pelo Senhor e, então, procurou matá-lo de todos os modos. O triste fim de Saul mostra que o furor é cruel até para quem está cheio dele (1 Crônicas 10.1-7).
A ira é impetuosa e pode ser definida como o ressentimento que vem com um desejo de vingança. Isso significa que a pessoa que a deixa entrar no coração pode ter momentos de descontrole e, tomada por um impulso violento, fazer coisas terríveis, das quais se arrependerá depois. Quantas vezes a televisão mostra pessoas que cometeram crimes, até homicídios, mas se dizem arrependidas e confessam que não sabem por que praticaram tais barbaridades! Fuja da ira, pois, em um ímpeto, você poderá arruinar a vida de alguém, bem como a sua própria.
Já a inveja é uma mistura de desgosto e apreciação pelo sucesso de alguém. Quem a abriga, ao ver uma pessoa prosperando, lança-se no mesmo ramo para conseguir a sua prosperidade. O invejoso é capaz de trair o melhor amigo, pois descobriu, por exemplo, que a mulher deste é a pessoa ideal para ser a sua metade, que o carro dele é o que ele gostaria de ter etc.
Só os loucos não se livram da inveja e param diante dela para cumprir os seus desejos. Então, leve a sério essas advertências e não deixe ninguém seduzi-lo com essas coisas, nem mesmo seu cônjuge. Talvez, ele esteja enfermo na alma, possuído pelo espírito do erro. Se você não quiser ter problemas por toda a eternidade, seja sóbrio e responsável (Salmo 34.12-14).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário