quarta-feira, 10 de março de 2010

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADO

A LUZ DO MUNDO
Lucas 8.16-18
21Jesus continuou:

– Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. 22Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido. 23Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. 24Disse também: – Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar os outros. E com mais dureza ainda!

25Quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. A semente 26Jesus disse: – O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. 27Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. 28É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.

A semente de mostarda Mateus 13.31-32; Lucas 13.18-19 30Jesus continuou: – Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? 31Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. 32Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.

(Mateus 7:2) - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
(Mateus 7:3) - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
(Mateus 7:4) - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

O HÁBITO DE JULGAR OS OUTROS
Mateus 7.1-5

37– Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. 38Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês. 39E Jesus fez estas comparações:

– Um cego não pode guiar outro cego. Se fizer isso, os dois cairão num buraco. 40Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor. Porém, quando tiver terminado os estudos, o aluno ficará igual ao seu professor. 41– Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? 42Como é que você pode dizer ao seu irmão:

“Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.
(João 7:24)- Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

JULGAR, FALAR DO SEU PRÓXIMO, APONTAR OS DEFEITOS DO SEU IRMÃO, É PRE-JULGAMENTO, POIS ESTE ATO PERTENCE SÓMENTE A JESUS CRISTO, ELE É O ÚNICO-QUE IRÁ JULGAR OS VIV0S E OS MORTOS NAQUELE ÚLTIMO E GRANDE E TERRÍVEL DIA.

Um comentário:

  1. VAMOS VIVENDO E APFRENDENDO, QUANTAR COISAS QUE SABEMOS E QUE AINDA VAMOS TOMAR CONHECIMENTO, ALGUMAS QUE SÃO SURPRENDENTES, QUE JULGAVAMOS SIMPLES E É MUITO SÉRIO.

    ResponderExcluir